Enixus Online – Capítulo 3 – Crafting

Crafting

Como Raika havia avisado, ela não conseguiu chegar ao level 30, mas já estamos no level 26, o que é incrível para um personagem com 24 horas de jogo.

O meu horário começa às 4 horas da manhã, mas graças ao fuso horário entre eu e as meninas ele acaba iniciando às 7 horas da manhã, já que nós temos um fuso horário de três horas. O que deixa bem mais fácil.

Kamiris estava em uma cidade quando eu entrei.

Não era a cidade inicial, nem o vilarejo inicial. Todos os players começam em um vilarejo escolhido entre os três iniciais. A história básica do jogo é que você começa no vilarejo como uma pessoa normal, mas no caso você pode escolher entre as histórias de fundo do seu personagem, que são;

  • Você é um aldeão que nunca saiu do vilarejo, mas após protegê-lo de um ataque de goblins você é chamado para a cidade afim receber uma condecoração por sua bravura, e após isso decide viajar pelo mundo.
  • Você é um mercenário iniciante que estava passando pelo vilarejo no momento que um ataque de goblins começa e o chefe do vilarejo pede sua ajuda para proteger o vilarejo.
  • Você é um soldado em treinamento que, por estar treinando próximo ao vilarejo, foi enviado para ajudar a suprimir um ataque de goblins.
  • Você apenas acordou em uma floresta e não se lembra de nada além de seu próprio nome.

A opção que escolhemos foi a quarta, já que ela não precisa passar pela quest inicial de defender o vilarejo da invasão dos goblins. Ao pular essa quest você não recebe os equipamentos iniciais, as poções de iniciantes e nem as recomendações do vilarejo para facilitar sua identificação na cidade. Por conta disso, ninguém escolhe a quarta opção.

Mas como nós já começamos com 15kk de garts, que é a moeda do jogo, [270 Delux HP Potion], [270 Delux MP Potion], [90 Great Speed Scroll], [60 Great Attack Speed Scroll] e [60 Exp Scroll] que nos foram dados por River, apenas compramos uma Shortsword na loja e começamos a upar.

As [Delux Potion] são as poções que só podem ser adquiridas por cash, ou seja, são compradas com dinheiro real. Elas são um pouco melhores do que as poções normais, mas o seu grande diferencial é que elas não têm peso, então você pode carregar 1000 delas e não vai sobrecarregar seu personagem, diferente das porções normais.

O [Great Speed Scroll] pode ser conseguido no jogo normalmente, mas ele é um item relativamente caro. Normalmente só os players de level mais alto os usam. Seu efeito é aumentar a velocidade de movimento do personagem em 20% por 40 minutos. O [Great Attack Speed Scroll] já é um pouco mais raro e aumenta a velocidade de ataque do player em 30% por 20 minutos.

O [Exp Scroll] aumenta a quantidade de Exp adquirida em combate em 30% durante 1 hora. Nós ainda temos 56 [Exp Scroll]. Aparentemente, Erina e Raika usaram alguns, mas como o bônus de Exp só é aplicado no Exp adquirido por combate e não em quests, não vale muito a pena usar vários deles agora no começo do jogo, onde existem muitas quests fáceis para ajudar os iniciantes. Eles só são adquiridos através de algumas quests ou eventos especiais realizados pelos GMs.

Nosso dinheiro atual é 15,002,759g. A espada que comprei no começo custou 1,200g, mas as garotas não compraram mais nenhum item e juntaram mais dinheiro do que foi gasto. Além disso, ainda temos todas as poções, o que mostra que elas realmente são boas, já que uparam até o level 26 sem precisar de nenhuma poção, mesmo sem distribuir os pontos de status extra.

Mas nós ainda estamos usando as roupas que começamos, que é apenas uma blusa branca suja de terra e uma calça marrom… precisamos de equipamentos novos.

Entretanto, chegar ao level 30 é nosso objetivo principal, então eu comecei a matar todos os monstros que apareciam ao redor o mais rápido possível, mas… upar no level 26 sem ter armas, skills ofensivas nem os status distribuídos é realmente difícil…

Então vamos mudar o plano.
Eu vou upar através de Crafting. Em Enixus existem diversas profissões de manufatura que são chamadas de Craft Job, nas quais, ao aumentar seu level de uma determinada profissão, você recebe também Exp para aumentar seu level, assim os jogadores que focam em Craft também podem subir delevel sem muitos problemas. Dois exemplos de Jobs são o Weaponsmith – que fabrica a maioria das armas, como espadas, adagas, machados, martelos e lanças – e Armorsmith – que fabrica escudos e armaduras de metais, além das chamadas Heavy-Armor, que são usadas normalmente pelas classes do atributo Str.

As armaduras feitas de pele de monstros, chamadas de Leather-Armor – que são os equipamentos das classes normalmente baseadas em Dex -, são fabricadas pelo Job de Leatherworker. Os Arcos, pistolas, garras e joias são produzidas pelo Handicraft. As armas magicas como Staff, Orb e Scepter são feitas pelo Artificer. Já as roupas de tecido, que são para classes de Int, são fabricadas pelo Tailor. As poções, pergaminhos (scrolls) e emblemas que podem ser colocados nas armas e armaduras são feitas pelo Alchemist. E por último, as comidas que fornecem poderosos buffs, são feitas pelo Chef.

O máximo de profissões que um player pode ter são duas, mas ele pode abandonar uma profissão e começar outra, com a penalidade de a profissão abandonada ter seu level diminuído pela metade. Cada profissão tem 500 levels e, logicamente, quanto maior o level, melhor os itens produzidos.

Então, eu vou começar alguma profissão para aumentar o meu level. Como o nosso personagem vai ser um Looter que usa Leather-Armor, adagas e pistolas, o melhor seria Leatherworker e Handicraft, então vamos para a parte de manufatura da cidade.

Não são todas as cidades que possuem NPCs de todas as profissões, mas por sorte essa cidade só não tem Alchemist e Artificer, então eu não tive problemas. Como eu não conheço esse continente, se não tivesse os NPCs que eu queria aqui, eu teria que procurar em algum site qual cidade tinha.

Sem mais delongas, eu vou falar com o NPC responsável pelo Handicraft. Na área ao redor dele havia várias maquinas onde os players podiam realizar seus trabalhos. Você não precisa realmente saber o que está fazendo, apenas chegar perto da maquina e o menu de Craft vai aparecer para você. Nele, você escolhe a receita que você possui e, se você tiver os itens necessários, basta apertar o botão de “OK” e começar.

Não havia muitas pessoas na ala do Handicraft, a ala mais cheia é a de Weaponsmith, o que não é de se surpreender, já que é a profissão que faz a maioria das armas.

Eu então falo com o NPC responsável pelo Handicraft. Tento fazer a voz mais infantil que eu consigo, pois mesmo que não fique feminina, uma voz infantil é o bastante para se encaixar com o personagem.

“Olá eu gostaria de obter a licença de Handicraft.”
“Meu jovem, um artesão deve ser forte e conhecer os…-”
“Eu estou disposta a fazer uma doação de 50,000g para a guilda de Handicraft.”
“OH! Sim! Claro! Seja bem vindo aqui está sua licença.”

Os players ao redor me olharam um pouco irritados. Para conseguir a licença de alguma profissão é preciso realizar uma pequena quest e pagar 5k, o que para um iniciante era uma quantia relativamente alta, levando em consideração que você precisava de dinheiro para outras coisas. Mas esse processo podia ser pulado se você desse 50k para o NPC, assim eu não precisava fazer a quest nem o ouvir falando, contudo, os players ao redor ficaram com inveja por alguém usar tanto dinheiro apenas para pular uma quest.

Agora é a vez do Leatherworker. A mesma conversa tomou lugar com o NPC e mais 50k foram embora. Novamente algumas pessoas me olharam com inveja.

Existem duas formas de aumentar o level de profissão: uma delas é com pequenas quests que o NPC oferece, onde você recebe uma receita de alguma coisa inútil que ele pediu para você fazer 10 vezes. Os itens para a produção podem ser adquiridos em uma loja de NPC ao lado por um preço bem baixo. Você então aumenta seu level fabricando esse item, que depois é entregue ao NPC, e a receita inútil desaparece do seu menu. Isso é somente para aumentar o level da profissão, porém esse método só aumenta funciona até o level 300 de profissão.

A segunda forma é você fabricar itens usáveis, como arcos, por exemplo, mas para fazer esses itens é preciso ter a receita do item. As mais básicas podem ser compradas pelo NPC da área e os itens tem que ser adquiridos por você mesmo. No caso do arco é preciso madeira e a linha de aço, a linha dos arcos iniciais pode ser comprada no NPC, mas a madeira o player tem que coletar ou comprar de outros players.

Esse segundo método aumenta seu level bem mais rápido, porém ele é mais trabalhoso. Você teria que ir coletar os materiais e comprar as receitas, o que faz com que ele acabe sendo bem mais lento do que o outro, entretanto, esse é o que vou usar.

Eu vou até o NPC que vende as receitas.

“Olá, eu gostaria de comprar as receitas dos [Wooden Bow], [Reinforced Wooden Bow], [Iron Bow], [Reinforced Iron Bow] e [Steel Bow].”
“São 7450g.”
“Aqui. Obrigada.”

Novamente todos olharam para mim, mas dessa vez eles estavam confusos. Realmente, seria muito estranho alguém simplesmente gastar tanto dinheiro assim de uma vez, mas… eu tenho de sobra.

Ignorando o olhar de todos, eu saio da área de craft e vou até o Trading Post (Posto de Troca). O Trading Post é um lugar onde os players podem colocar seus itens a venda. Eles entregam o item ao NPC e colocam o valor que eles desejam que seja vendido, mas o player tem que pagar 10% desse valor para o NPC de antemão. O item listado pode ser vendido em qualquer Trading Post de qualquer cidade para qualquer player do continente.

É como um corretor. Caso seu item não seja vendido em 7 dias, o item é devolvido ao dono e ele perde dinheiro. O Trading Post facilita a compra e venda de itens, já que você simplesmente coloca o nome do item que você quer e a lista de todos que estão listados aparecem em ordem de preço.

Chegando ao Trading Post eu coloco o nome dos itens para produzir os arcos, e compro o suficiente para produzir 10 de cada um deles, que é o bastante para mim. Se você fizer uma receita de level 10 quando seu level é 20, você vai receber pouco Exp, então não vale a pena.

Voltando para a ala do Handicraft, eu começo a processar a madeira para fazer o [Wooden Bow], que é o mais simples. Isso é um processo chato e relativamente demorado. Você tem que repetir várias vezes a mesma coisa e apenas fica lá, ouvindo o barulho de *vrush vrush* da madeira sendo raspada. A vantagem é que como eu não estou usando Imersão Total, eu posso simplesmente colocar para fabricar e voltar apenas depois de alguns minutos para apertar o botão de “OK” e começar de novo.

Desculpe para todos vocês que estão a horas ouvindo esse *vrush vrush* interminável, mas eu vou comer.

Removendo o visor, eu saio com o controle na mão. A cada 2 minutos eu tenho que apertar 3 vezes o botão de confirmar para recomeçar a produção do arco.

Eu pego o celular para falar com Erina e Raika.

[O que vocês estão fazendo? Eu estou entediado.] – Haru
[Eu estou na aula… também estou entediada.] – Erina
[Está tudo bem você usar o celular na aula?] – Haru
[Sim… eu acho? Desde que o professor não veja.] – Erina
[Você não está jogando?] – Erina
[Eu estou upando através de Handicraft, eu sequer preciso ficar com o visor…] – Haru
[Ah! Eu sei, você recebe Exp ao upar alguma profissão. Muitos Skritters passam vários leveis assim, já que não podemos entrar na maioria das cidades, embora eu nunca tenha feito.] – Erina
[Eu também nunca tinha aumentado muito meu level de Craft. Tinha pessoas na guilda especializadas nisso.] – Haru
[Raika-san ainda não falou nada, o que você acha que ela está fazendo?] – Erina
[Provavelmente dormindo ainda… ela para de jogar às 4.] – Haru
[… ela vai ficar bem?] – Erina
[Quem sabe…] – Haru
[E você, o que tem feito como GM?] – Erina
[Nada de mais. Eu tenho que ficar reiniciando alguns NPCs e controlando a quantidade de alguns monstros.] – Haru
[Por quê? Isso já não deveria estar programado?]
[Err… você não deveria saber disso, mas a IA do jogo é tão incrivelmente complexa que os monstros aumentam a população se não estiverem sendo reduzidos, entre outras coisas. Quando chegam a um determinado número, eles começam a migrar e no caminho tomam as cidades dos humanos, se estas não forem defendidas. Como o jogo é novo os player ainda não estão com level o suficiente para impedir os ataques, nós temos que reduzir os números deles, e fazer isso com um personagem é mais fácil do que editando o banco de dados. Eu nunca disse isso, viu?] – Haru
[Éehh… e quando vocês vão parar de fazer isso?] – Erina
[Ao que tudo indica, quando o jogo completar um ano os players vão ter número e level suficiente para lidar com isso.] – Haru
[Até lá você vai ficar usando um personagem super OP pra matá-los?] – Erina
[Basicamente sim.] – Haru
[AH!! O meu professor me viu! Tchau] – Erina

É… sozinho novamente… eu estou no level 29, meu Handicraft parou no 37 e eu posso fazer items para level 30 agora. Como os recursos para a fabricação dos arcos acabaram eu vou repetir o mesmo processo com Leatherworker… e mais algumas horas de tédio….

“Ei você viu aquele iniciante comprando um monte de coisa para craft?”
“Sim eu vi, sera que ele descobriu algum bug de dinheiro?”
“Acho que não, acredito que alguém deve dar dinheiro para ele fazer apenas isso.”
“Por que alguém faria isso?”
“Assim ele pode continuar jogando normalmente enquanto aquele pobre coitado passa o dia inteiro aumentando o level de craft para produzir os itens.”
“Isso não é quase um escravo?”
“Realmente… parece que alguém conseguiu um escravo…”
“Como você acha que isso aconteceu?”
“Eles devem se conhecer na vida real, e o garoto deve estar sendo ameaçado.”
“Coitado…”

<< Capítulo anterior | Inicio | Próximo capítulo >>

Anúncios

2 comentários sobre “Enixus Online – Capítulo 3 – Crafting

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s